sábado, 30 de maio de 2009

Aparelho respiratorio

O aparelho respiratório é constituído por vários órgãos que têm como função levar o oxigénio aos pulmões, também ajudam a que o oxigénio passe para o interior do organismo e que através da hematose pulmonar o dióxido de carbono sai para fora do organismo, a maioria dos órgãos que formam o este aparelho têm a forma de tubos e chamam-se vias respiratórias, o aparelho respiratório termina em dois órgãos em forma de sacos que se chamam pulmões.
As vias respiratórias são constituídas por vários órgãos.
Fossas nasais são duas cavidades separadas pelo septo nasal, comunicam com o exterior através das narinas, são revestidas por um tecido a pituitária e aqui encontram-se glândulas produtoras de muco que ajuda a limpar as poeiras e microrganismos que entram nas fossas nasais.
Faringe faz a comunicação com a cavidade bucal e com as fossas nasais, é comum ao aparelho respiratório e também ao aparelho digestivo. A epiglote situa-se na faringe e impede que o bolo alimentar passe para o aparelho respiratório.
Laringe fica situada entre a faringe e a traqueia, é na laringe que se encontram as cordas vocais.
Traqueia é um órgão em forma de tubo situa-se ao pé do esófago, tem cerca de 15 cm de comprimento e 1,5 cm de diâmetro, é constituído por anéis cartalagineos que são abertos atrás.
Brônquios e bronquíolos os brônquios são dois ramos em que a traqueia se divide, e cada um deles ramifica-se em tubos mais estreitos que se chamam bronquíolos.
Os pulmões têm um aspecto esponjoso e tem uma cor arrozada, neles estão situados os brônquios que se ramificam em bronquíolos, cada um dos bronquíolos termina num alvéolo pulmonar, o pulmão direito possui 3 lóbulos e o esquerdo 2, os pulmões são revestidos pela pleura.

Sem comentários: